domingo, 16 de dezembro de 2018

Lebres em Mina de S. Domingos!

(2018/12/15)

Caçar ás Lebres no Baixo Altentejo pode ser uma daquelas experiências inesquecíveis. Posso dizer que há muitos anos que não o dispenso, tendo tido a oportunidade de Caçar por ali já num número considerável de zonas e lugares, e com vários grupos diferentes. Para além da caça em si, a dimensão do espaço, a amplitude e cor das paisagens, as pessoas e a comida enchem de sobra o coração, e o desejo de voltar logo que possível.



Desta vez o plano era caçar a zona ajdacente á Mina de S. Domingos (a 17 km de Mertola) com uma linha de salto de cerca de uma dúzia de posições, e meia dúzia caçando de porta. 

Saímos a caçar de manhã junto a Moreanes, nas Ataliças, chegando quase a Sapos, seguindo depois para norte até perto da Tapada Grande (onde se localiza a Praia Fluvial da Mina de S. Domingos), de seguida volvemos a Oeste em direcção ao Guizo, Vale Travessos, por onde "descemos" novamente em direcção a Moreanes/Ataliças. Uma caçada dura com mais de 15 km percorridos!




Fiz esta caçada com a ajuda de 6 podengos, 3 pequenos e 3 médios, opção questionável para uma caçada deste tipo (de andamento mais ou menos rápido), mas decidi aproveitar para dar-lhes mais um dia de campo, e proporcionar alguns contactos com as lebres. 

Considerando ter tido alguma sorte, pois a caça não é nesta altura tão abundante assim que se esbarre com ela a todo o momento, ainda assim das 3 lebres a que atirei tendo cobrado 2, foram sempre desencamadas pelos podengos.

Em termos de Caça, o resultado final ficou-se nas 18 lebres, 8 perdizes e 3 coelhos. (uma lebrinha a cada um, mais algumas peçinhas... nada mau a meados de Dezembro).

Quanto ao repasto servido na "Casa do Guizo", uma verdadeira maravilha, desde as entradas tipicamente alentejanas, prato principal (cozido de grão, servido com a sopa de pão!), ao vinho alentejano e sobremesas! Sem dúvida a repetir.

Deixo vos umas quantas fotos daquilo que foi mais uma dia em beleza.


Há sempre quem aproveite bem as viagens! ;-,) 

Numa das chegadas junto ás portas!

Mudança das portas no final de uma das batidas! 


Eu com o meu filho Luís, á Caçador, e que nos acompanhou! 

 Com o Avô Arlindo com quem o Luís ficou de Porta! 

O "grupo" da Serra d`Aire, os meus amigos José "Cadeira", Vitor "Pitau", o meu sogro Arlindo Brogueira, eu e o meu filho Luís, que nos acompanhou.


Caçar ás Lebres é muito bom, mas aquela "mini" soube muito bem, depois de mais de 15 kms nas pernas! 

A habitual foto de família é obrigatória!


O almoço tardio na Casa do Guizo (o Cozido de grão estava fabuloso) 

(As entradinhas já "eram"! Mas estavam muito boas)

(A Casa do Guizo)


(A Casa do Guizo)

(A Casa do Guizo)

(A Casa do Guizo)
    

Grande abraço amigos,

Boas Caçadas, Bom Natal e Boas Festas para todos!


Sem comentários:

Enviar um comentário