Caçar ás Lebres no Baixo Altentejo pode ser uma daquelas experiências inesquecíveis. Posso dizer que há muitos anos que não o dispenso, tendo tido a oportunidade de Caçar por ali já num número considerável de zonas e lugares, e com vários grupos diferentes. Para além da caça em si, a dimensão do espaço, a amplitude e cor das paisagens, as pessoas e a comida enchem de sobra o coração, e o desejo de voltar logo que possível.
Desta vez o plano era caçar a zona ajdacente á Mina de S. Domingos (a 17 km de Mertola) com uma linha de salto de cerca de uma dúzia de posições, e meia dúzia caçando de porta.
Saímos a caçar de manhã junto a Moreanes, nas Ataliças, chegando quase a Sapos, seguindo depois para norte até perto da Tapada Grande (onde se localiza a Praia Fluvial da Mina de S. Domingos), de seguida volvemos a Oeste em direcção ao Guizo, Vale Travessos, por onde "descemos" novamente em direcção a Moreanes/Ataliças. Uma caçada dura com mais de 15 km percorridos!
Fiz esta caçada com a ajuda de 6 podengos, 3 pequenos e 3 médios, opção questionável para uma caçada deste tipo (de andamento mais ou menos rápido), mas decidi aproveitar para dar-lhes mais um dia de campo, e proporcionar alguns contactos com as lebres.
Considerando ter tido alguma sorte, pois a caça não é nesta altura tão abundante assim que se esbarre com ela a todo o momento, ainda assim das 3 lebres a que atirei tendo cobrado 2, foram sempre desencamadas pelos podengos.
Em termos de Caça, o resultado final ficou-se nas 18 lebres, 8 perdizes e 3 coelhos. (uma lebrinha a cada um, mais algumas peçinhas... nada mau a meados de Dezembro).
Quanto ao repasto servido na "Casa do Guizo", uma verdadeira maravilha, desde as entradas tipicamente alentejanas, prato principal (cozido de grão, servido com a sopa de pão!), ao vinho alentejano e sobremesas! Sem dúvida a repetir.
Deixo vos umas quantas fotos daquilo que foi mais uma dia em beleza.
Há sempre quem aproveite bem as viagens! ;-,)
Numa das chegadas junto ás portas!
Mudança das portas no final de uma das batidas!
Eu com o meu filho Luís, á Caçador, e que nos acompanhou!
Com o Avô Arlindo com quem o Luís ficou de Porta!
O "grupo" da Serra d`Aire, os meus amigos José "Cadeira", Vitor "Pitau", o meu sogro Arlindo Brogueira, eu e o meu filho Luís, que nos acompanhou.
Caçar ás Lebres é muito bom, mas aquela "mini" soube muito bem, depois de mais de 15 kms nas pernas!
A habitual foto de família é obrigatória!
(As entradinhas já "eram"! Mas estavam muito boas)
(A Casa do Guizo)
(A Casa do Guizo)
(A Casa do Guizo)
(A Casa do Guizo)
Grande abraço amigos,
Boas Caçadas, Bom Natal e Boas Festas para todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário