quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Montaria do Clube de Caçadores de Nisa (22/10/2016)

Se existem montarias que evidenciam alguma regularidade, as deste clube são certamente desse grupo de elite: tipicamente bons resultados, uma organização fiável a nivel da caça e logistica, matilhas de grande qualidade e ... poucos desvios daquilo que se pode esperar de uma boa montaria.

 Ali encontram-se sempre boas matilhas também.  E é sempre um prazer rever matilhas como as do Colmeias, Boneca, Berras, Luis do Martinho, etc.
 

(Mancha do Valongo e couto da Cecília)

Desta feita, no passado 22/10/2016 a primeira Montaria deste Clube esta época levou as habituais cerca de 100 portas a Nisa (107 portas marcadas), com a esperança em conseguir uma manhã de caça animada, na companhia de alguns amigos e de outros que ali se voltam a ver anualmente. O Cupo era de 1 veado, 1 gamo e javalis sem limite, não sendo possivel matar femeas e varetos.

Manhã muito nublada e com alguns períodos de chuva que levaram a algum atrasa na saída para o monte e consequente atraso em toda a Montaria.
 
(saída um pouco tardia para o Monte, já cerca da 11:30 h)

A solta dos cães foi feita já sobre o meio-dia, foram dados cerca de 80 tiros (pelos menos é a minha melhor estimativa, já que a dada altura perdi-me em alguns momentos).


Desloquei-me a Nisa na companhia do Nuno Gonçalves, meu amigo desde a escola secundária e natural de Casal da Pinheira (aldeia próxima de Pedrógão) e com quem não caçava desde o Inverno passado.

O Nuno ficou na armada G e que não teve caça, como toda essa armada. Eu pelos vistos um pouco mais “sortudo” nesse dia fiquei na armada I onde quase toda a gente atirou e matou alguma coisa. No meu caso, na Porta I4, vi o colega da porta I5 matar 1 veado e 3 porcos e atirar e pontear mais umas quantas peças (sempre hà dias de sorte!). Consegui fazer apenas um tiro nuns porcos que já haviam passado a sua porta, e um tiro numa vara adiante das nossas portas, quase ao cume de um cabeço. Tive a passagem de uma fêmea com uma cria já “avançada”. No final este amigo da I5 confirmou-me que os matilheiros trouxeram-lhe um porco pequeno (de cerca de 30 quilos). Esse porquito havia sido agarrado pelos cães à sua frente mas segundo o matilheiro tinha um tiro, e portanto seria o meu. Para quem não matava um porco possivelmente nas últimas 10 montarias... Embora, pequeno e maltratado pelo cães, sempre era um porco.

(Vista sobre a parta I5, I6, ..., I7 - um autêntico corredor de bichos!) 

No final, lá ajudei a recolher as peças do colega do lado, e como se pedia. Um bom veado, ainda que de armação um pouco fechada. Uma porca grande, e 2 porquitos pequenos. Mais, o meu porquito e que havia ficado também na sua porta.

No meio da azáfama, cheguei ao almoço quando muitos já haviam partido. No entanto, o Nuno esperava por mim e lá almoçamos os dois, tranquilamente e como sempre recordando caçadas e os tempos de escola.

Feitas as despedidas aos colegas de armada que almoçaram tardiamente como nós, saímos à rua onde a junta de caça estava já praticamente “resolvida”: trofeus retirados e peças amanhadas e algumas meio desmanchadas... Penso que seriam pelo menos vinte e tal peças.
 
Como sempre um Montaria boa em termos de resultado, talvez com as peças muito concentradas em algumas armadas e levando muitos caçadores-monteiros a tentarem despachar-se cedo... Ainda assim julgo que a Montaria cumpriu.

Obrigado Nuno, ...pela boleia e pela sempre agradável companhia.

Sem comentários:

Enviar um comentário