terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Caçada aos Coelhos nas Romeiras, S. João dos Caldeireiros - Mértola

(2017/12/10)

Esta era a última caçada aos coelhos marcada para este ano e por isso a expectativa era enorme. Por outro lado, caçar nas "Romeiras" é algo que sempre me deixou empolgado, sendo que será uma das melhores zonas de caça para os coelhos a nivel nacional.

(A Herdade das Romeiras é de uma beleza única!)


Desta feita e uma vez que caçaríamos ao Domingo, decidimos ir de véspera e dormir em Mértola, pelo que a jornada começou ainda no sábado à tarde quando deixamos a Serra d`Aire em direcção a Sul.


(Jantar no restaurante o Cigano, em Mértola)

O Jantar em Mértola, na véspera, no restaurante "O Cigano" onde comemos um delicioso cozido de grão, na companhia de alguns amigos dali e alguns visitantes habituais que caçariam na Municipal no dia seguinte e onde cantamos os Parabéns ao José "Cadeira", que fez 62 anos, nesse dia.

Pernoitamos na Hospedaria Flôr do Guadiana, e com a qual ficámos muito satisfeitos.

O grupo de caça foi constituído pelos meus conterrâneos e amigos, José Pereira, Humberto Felicissimo, Nuno Ribeiro, José "Cadeira", e o meu amigo e grande Podengueiro, o Sr. Ismael Pereira, que aceitou igualmente o convite a fazer esta última caçada connosco, portanto no total seis espingardas.






Apenas eu e o Sr. Ismael levámos cães e a caçada decorreu tranquilamente, sucedendo-se as ladras e o abate de alguns coelhos quer pelas espingardas que caçaram de salto, quer pelos dois postos de espera.

(O Sr. Ismael com a sua matilha de Podengos médios e pequenos de pêlo liso) 


(À chegada aos carros para a recolha dos cães)

Os podengos caçaram muito bem e chegámos à hora do almoço com um total  de 26 coelhos.

Não viemos embora sem antes fazer as fotos da praxe, para um dia recordarmos mais uma excelente caçada e uma óptima recordação!

 (Um quadro de caça muito razoável para a altura da Época)


(Ao meu lado, o Guarda, e nosso Guia naquela manhã o Sr. Manuel Palma, que já conheço hà alguns anos, e que é sempre um prazer voltar a encontrar) 


 (Com o meu amigo e grande Podengueiro, o Sr. Ismael Pereira)

(Com o meu amigo, e grande caçador, o mestre José "Cadeira")



 (Com o meu amigo José Pereira)

 (Com o meu amigo Humberto Felíssimo) 


(Com o meu amigo Nuno Ribeiro)

Merece ainda uma nota, o almoço tranquilo no restaurante da terra, o "Fatana", onde comemos galinha guisada, servida com uma sopinha de pão, e que estava uma verdadeira maravilha. 

Por último, uma palavra de agradecimento ao Sr. José Osório, que nos concedeu ainda esta última caçada numa fase já tão adiantada da época.

Agradeço como sempre também aos meus amigos, espero que para o ano possamos repetir, e voltar às Romeiras mais uma vez, onde ao longo dos anos temos colecionado tão bons momentos!

Grande abraço,

Luís Simões


Sem comentários:

Enviar um comentário