Já hà meia dúzia de anos, numa compra de impulso durante umas férias comprei uma faca de bons aços, um pouco mais pesada que a minha, com um lâmina "língua de vaca", também muito parecida, e de dimensões idênticas. No entanto, de uma marca menos (re)conhecida, mais barata e com um cabo de madeira bastante simples. Pareceu-me uma compra de oportunidade.
Depois pensei em alterá-la, tornando-a única, e em oferecê-la ao meu filho.
Tinha uma haste de veado que me havia sido oferecida por um amigo (certo dia que monteei com os cães em Cedilho, com o Paulo Carvalho), e hà algumas semanas, aproveitando uma deslocação à Faunarte (Alcanhões, Santarém), empresa de taxidermia, do Carlos Ferreira, conto-lhe que a minha ideia era a substituição do cabo pela haste de veado, e revelando-lhe a quem se destinava.
Obtive receptividade imediata da sua parte e o resultado é uma faca "nova", diferente, muito ergonómica e requintada, ao nível dos melhores "Cuchillos" de remate, ou não fosse feita por quem sabe e com a paixão habitual pelas peças que produz.
Quanto ao preço deste trabalho... foi de "amigo".
Uma oferta do Carlos Ferreira para o meu filho, que com o entusiasmo veio ele próprio buscá-la, e que por tudo isso me deixou ainda mais "tocado".
Não esquecerei as palavras do Carlos Ferreira ao entregar-lha e penso que o Luís também não. Agradeço-lhe o gesto, de coração, com que nos agraciou.
Quanto ao meu filho, para além de desejar que a mantenha ao longo da vida, e a venha a usar muitas vezes nas suas caçadas, espero que a saiba honrar e que recorde a sua história.
Parabéns Luis. Grande faca!
Agora temos de tratar de "sujá-la" um dia destes.
Sem comentários:
Enviar um comentário