terça-feira, 13 de setembro de 2016

Abertura Coelhos em Pedrógão d`Aire - Assim vai a Caça ao Coelho por ali!

Dado o calor, estado do terreno e vegetação, muito asperos, ausência de humidade e a escassez acentuada de coelhos, a Abertura em Pedrógão, outrora razão de uma motivação e excitação enormes, é hoje uma jornada sem quaisquer expectativas, e de pouco interesse cinegético. 

Este ano cacei mais uma vez com o meu grande amigo e colega de caça, José Pereira, e um outro amigo que nos tem acompanhado nos últimos anos, o Hernani Gaiola.

Os podengos trabalharam bem, apesar das condições difíceis.

No entanto, como se esperava, uma manhã muito dura, devido à temperatura elevada. O resultado resumiu-se a 4-5 coelhos "tocados" pelos cães, e apenas um coelho abatido, que desta vez me calhou a mim (para além de um errado!).


(Abertura aos Coelhos, Pedrógão d`Aire, 11 de Setembro 2016)

A "algazarra" de cães, carros e caçadores em passo apressado, que percorriam aquelas ruas, em madrugada de "abertura aos coelhos" é actualmente apenas uma memória de um passado, ainda que não tão distante, quanto a palavra em si sugere.

 
Avaliando a concentração de viaturas e caçadores junto ao café da "terra", que abre ainda de madrugada, quase em exclusivo para os caçadores, e os escassos tiros que se ouviram pela zona de caça durante a manhã, conclúo que a par dos coelhos, os "coelheiros" parecem ser também cada vez menos por ali.

Perante estas condições será que existe razão para abrir a caça ao coelho ainda em Setembro, com tanto calor e em pleno período de seca?

Em boa verdade,

>Não existe qualquer perigo de surtos de Hemorrágica ou Mixomatose dizimarem muitos efectivos em populações abundantes, como sucedia no passado,

>os coelhos são escassos e também não representam qualquer ameaça em termos de prejuízos para as culturas agrícolas, hoje praticamente inexistentes, 

>sem bebedouros, comedores, searas dedicadas à caça ou qualquer ajuda, numa escala que tenha expressão, o longo período estival, de seca extrema conduz os animais a uma condição física débil, encontram-se magros/carenciados nesta altura,

>e alguns coelhos/muitos são ainda "meios-coelhos",...  

Em termos de "Gestão" talvez valesse a pena reflectir sobre estes temas.  

Mesmo sendo um treino para os podengos (ainda que em condições de baixa humidade, calor excessivo, terreno duríssimo, etc.) mas seguramente uma jornada de caça pouco agradável para qualquer caçador, mesmo para os mais "motivados" para a caça ao coelho, diria que apenas pelo "brio" de não faltar ali a uma abertura, e em nome da "tradição", faz sentido -para mim, até ao momento- continuar a comparecer.

No fundo almoçar com alguns amigos pode ser feito em qualquer altura. Sendo caçar aos coelhos por ali, cada vez menos um motivo de prazer e de boas recordações, para os mais velhos (tendo já muitos desistido), e sobretudo para os mais novos (para quem estes dias são um desincentivo), a abertura em pleno Verão deveria ser por isso motivo de reflexão. 

Assim vai a Caça ao Coelho por ali!
  

2 comentários:

  1. Boas Luís,tudo bem? Por aqui vai-se andando. Ainda não começamos a caçar, só para Outubro. Em relação ao que escreves concordo em absoluto contigo, o coelho tá pelas "horas da morte", é não se justifica pelo menos o "sacrifício" para os cães o passeio destes em terrenos tão desgastantes, isto na minha modesta opinião (até já pouco ligo a caça destes), embora respeite quem tem a paixão pelo coelho é queira é possa aproveitar o máximo de tempo dedicado a estes leporidios. Pena não haver um maior envolvimento de todas as entidades para conseguir uma solução para estes. Abraço até um dia destes e continuação de boas caçadas




    ResponderEliminar
  2. Boa noite Gabriel, obrigado pelos comentários. Também eu concordo com o que dizes sobre o entendimento das entidades relevantes no sentido de recuperarem o "Coelho". Até lá vamos "andando" e caçando o possível e enquanto nos deixam. Temos de falar um dia destes, para voltarmos a combinar as "Galinholas". Grande abraço e boas caçadas também.

    ResponderEliminar