Se hà local onde gosto de caçar é na minha terra!... e onde nesta altura do ano uma boa manhã de tordos continua a dar um prazer enorme.
Esta manhã desloquei-me a Pedrógão para na companhia do meu amigo José Pereira fazer mais uma "abertura" aos Tordos. Os tordos não são por agora abundantes o suficiente, para garantir jornadas com "alguma animação", de forma generalizada pela zona de caça. Daí ser necessário observar alguns locais onde se encontrem mais concentrados, e por isso hà um par de semanas que controlava um recanto de crença para fazermos esta caçada.
Ainda assim, a expectativa era moderada, no entanto acabou por ser melhor que o esperado.
Os tordos apareceram ainda em quantidade suficiente, para compôrmos o arco e dar que fazer aos nossos companheiros, permitindo uma manhã bastante boa e tranquila, tendo caçado sozinhos naquele local. Uma maravilha!
(Conclusão de mais um cobro )
O meu amigo José Pereira utiliza há anos um PP Fêmea, que é um luxo, e eu adaptei o ano passado a Bolota (EB Fêmea) ao cobro dos tordos, pelo que conseguimos caçar com algum à vontade mesmo em terrenos um pouco mais sujos. O nosso Perdigueiro Português e o Epagneul Breton são duas das raças de eleição para uso como cães de cobro.
No final da manhã e antes de partirmos, tiramos uma foto final, que um dia nos fará recordar mais uma boa manhã de tordos em Pedrógão.
(Primeiro dia da época 2016/2017 em Adofreire)
(Primeiro dia da época 2016/2017 em Adofreire)
Caçar aos tordos em Pedrógão d`Aire não será mais o que chegou a ser no passado, com passagens fortíssimas, e densidades impensáveis actualmente, no entanto, uma manhã destas continua a manter a magia do que é caçar aos tordos numa das grandes zonas de tordo da zona centro, a Serra d`Aire e toda a zona adjacente em torno da mesma. E desses locais, a Freguesia de Pedrógão é seguramente uma referência!
A cereja no "topo do bolo" estava guardada para a hora do almoço, em casa dos meus pais, com quem aproveitei para almoçar - serrabulho (aqui na minha terra são papas de couves com feijão, com farinha de milho) e petingas no forno, uma comida muito típica do Inverno, que adoro bem "regadinhas" com azeite novo e que a minha mãe faz divinamente...
Em suma, um grande dia!
Sem comentários:
Enviar um comentário