Para a despedida de Rolas e Pombos decidi conhecer uma zona de caça entre Safara e Sobral da Adiça, onde se registava ainda boa presença de rolas e pombos. E fiz esta caçada na companhia do amigo Humberto Felicíssimo.
No entanto, na véspera do sábado passado o "S. Pedro" brindou a região com trovoadas fortíssimas, vento e chuva forte. Ainda de madrugada, logo à passagem por Amareleja começamos a ter noção da real intensidade "da coisa", com muitos ramos de árvores e poças nas bermas.
Na chegada a Safara sobre as 06:00h encontramos o nosso contacto (o Sr. Francisco Grilo) e colegas na Pastelaria a Mó. Após o pequeno almoço e o habitual café, seguimos de caminho para a zona de caça... estradas enlameadas, o restolho completamente molhado,..., não era um bom prognóstico para a caçada como se veio a confirmar.
A manhã foi de facto um "passeio ao campo" e apesar de ter-mos visto meia duzia de pássaros não cobramos qualquer rola ou pombos.
Um vez que o tempo estava novamente a aquecer decidimos aguardar e tentar fazer a jornada de tarde.
Almoçamos em Safara, no Restaurante típico "O Arcada", onde como não podía deixar de ser escolhemos um dos pratos característicos do Baixo Alentejo (Ensopado de Borrego à Padeira) e que estava magnífico.
Durante a tarde caçamos mesmo sozinhos no enorme restolho (os dois colegas Algarvios que caçaram de manhã já não aguardaram para a tarde). A afluência sobretudo de Pombos foi já melhor e entre alguns errados acabamos por cobrar uma Rola e um Pombo cada um.
Não sendo um resultado volumoso em termos de números, foi uma viagem agradável e dentro das limitações causadas pelo estado do tempo, conseguimos desfrutar da caça e ficar com mais uma boa recordação.
Para terminar, e já no caminho de casa, aquela Bifana no Pão no "Café Polo Norte" em Montemor-o-Novo é ponto obrigatório. Uma delícia a não perder.
No que toca a "Rolas e Pombos" está feito, para o ano hà mais!
Grande abraço amigos,
* Obrigado pela compania Humberto!
Sem comentários:
Enviar um comentário