(2018 04 08)
No passado dia 08 Abril, e com algumas saudades de um amigo que não via a algum tempo, desloquei-me a Ponte de Sôr para ver os cães do José Manuel, "Russo", que grande maioria na zona, conhece como o "Russo", e na Caça, pelas "Matilhas do Russo"!
Muitas vezes monteei com ele, com os cães (em Portugal e na raia de Espanha), na companhia do Paulo Carvalho, e de outros Matilheiros bem conhecidos da região. Foi também com ele que matei o meu primeiro porco à faca (em 2006 em Longomel), é verdade e já lá vão 12 anos...
Recordamos esses tempos e fica sempre alguma vontade em reviver.
Confesso que fiquei muito impressionado pelos seus cerca de 80 cães, pelo seu estado (muito lustrosos, excelentes!), pelas raças e estado apresentação geral das matilhas.
Desta vez, com os podengos em mente, a minha ideia era verificar se entre os seus podengos médios lisos existiam podengos de linhas antigas que me podessem interessar. E vi vários...
Entre os machos, dois muito bons!
E que podem ser uteis para procurar algo fora dos sangues actuais "registados" e que possam trazer algo de bom aos podengos "de Pedrógão d`Aire".
Entre as fêmeas, identifiquei uma muito boa mesmo (com origem em antigos cães de um "Senhor" da Tauromaquia, João Moura!) e que o Zé Manuel me ofereceu de pronto, para trazer comigo no sentido de fazer uma ninhada com ela, e depois voltar a levá-la e que juntei de imediato ao Caju (o meu melhor cão morfologicamente, de temperamento fantástico e muito bom de caça!).
Agora vamos a ver se a "cruza" acontece mesmo, e o que sai!
Espero que algo muito bom...
Grande abraço,
Sem comentários:
Enviar um comentário