sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Veados da Brama

A meados de Agosto, e acompanhado de uma baixa de temperatura e alguns ameaços de chuva, os Veados (da Beira Baixa e Interior) revelaram já este ano alguns sinais de dar inicio à aguardada brama anual. No fundo as 2-3 semanas onde através da sua superioridade sobre outros machos, apenas alguns garantem ser Senhores de um harém de fêmeas com as quais garantem a transmissão dos seus genes, através do acasalamento. Durante esse período os veados bramam para atrair as fêmeas e afastar os seus concorrentes.
No entanto, após esse curto período as temperaturas retomaram em alta, e a brama não começou efectivamente. Os veados voltaram a ser observados em pequenos grupos e o silêncio regressou às noites desses territórios. Agora, é muito possível, que a nova baixa de temperatura registada nos últimos dias motive os Veados a encetar definitivamente a Brama. Caçar de aproximação aos veados neste período, pode ter tanto de fácil como de difícil, já que a maior facilidade em encontrar um bom macho (através das suas vocalizações), pode depois ser dificultada pela protecção oferecida pelo hárem de fêmeas que normalmente se encontram em redor do mesmo. Ainda assim, a brama é de facto uma época especial para a aproximação aos Veados e pode trazer sempre boas oportunidades. Se, já se iniciou ou pratica com alguma regularidade sabe do que estou a falar. Se, gostaria de tentar, não hesite em contactar os principais operadores cinegéticos (turísticos), por exemplo da zona do Parque Natural Tejo Internacional, onde encontrará seguramente possibilidades e preços relativamente acessíveis, para caça a machos selectivos.

 

 
 
Peça para caçar a pé e não em viatura, como lhe poderão sugerir, aproveite igualmente para desfrutar do campo e das paisagens. Vai ver que serão momentos únicos.
 
Boas aproximações! 
 
Um abraço,
 
Luís Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário